Perdi o celular: saiba como usar o Google para encontrá-lo!

Extraído do site UOL – Colaboração para Tilt* 17/12/2021 04h00.

Perdeu o celular (ou ele foi furtado/roubado)?

Calma, com a ajuda do Google é possível tentar rastreá-lo e quem sabe encontrá-lo novamente. A solução para o problema é mais simples do que se pensa. Basta “dar um Google”.

A única coisa é que em algum momento antes de perdê-lo a função no Android “Encontrar meu dispositivo” precisava estar habilitada —alguns modelos já ativam esse recurso na hora da primeira configuração para o uso do smartphone.

Como fazer Os tópicos das configurações do sistema Android podem ser ligeiramente diferentes de acordo com o modelo e fabricante do celular. Mas, em geral, tudo é parecido. O que pode mudar é alguma nomenclatura.

No modelo Galaxy A50, usado para este tutorial, é preciso ir em: “Configurações”, depois em “Segurança e Privacidade”. Lá, basta ativar uma alavanca com o nome da função. Se a função estiver ativada, vá até o computador, abra o navegador de internet e digite “Onde está o meu celular” no Google.

Vai abrir uma tela com a prévia do serviço. Para usá-lo, será necessário fazer login com sua conta Google. Ao clicar no mapa, é possível a localização do aparelho, o nível de bateria, em qual rede wi-fi ele está conectado e também fazê-lo reproduzir um som de alerta por até cinco minutos, além de fazê-lo mostrar uma mensagem para a pessoa que o achou até mesmo apagar o conteúdo do telefone.

A função ainda permite ver o número IMEI (uma combinação de códigos que funcionam como um “CPF” do celular). Caso seu aparelho seja roubado, por exemplo, ter esse número em mãos permite não apenas que as operadoras bloqueiem seu uso como também pode auxiliar investigações policiais. O dado é fundamental para fazer o boletim de ocorrência.

E se o celular for iPhone?

Caso seu aparelho seja um iPhone, o serviço via Google é mais limitado. O recomendado é usar o iCloud, serviço em nuvem da Apple, para obter essas informações. O processo em si é bastante simples. Basta fazer o login no site do serviço (www.icloud.com). Em seguida, selecionar de qual dispositivo você deseja ter informações. Feito isso, é possível não apenas ver um mapa com a localização do aparelho como também fazê-lo tocar um som, bloqueá-lo ou apagá-lo completamente.

*Com informações da matéria de Rodrigo Lara.

– Veja mais em https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/12/17/perdeu-o-celular-saiba-como-o-google-pode-ajudar-a-encontra-lo.htm?cmpid=copiaecola